Perdeu um voo de conexão? Neste artigo, você vai entender quais são os seus direitos nessa situação e quando pode receber uma indenização de até R$10 mil por conexão perdida.
Perdeu um voo de conexão? Neste artigo, você vai entender quais são os seus direitos nessa situação e quando pode receber uma indenização de até R$10 mil por conexão perdida.
Ter que lidar com uma conexão perdida pode ser uma experiência estressante para qualquer pessoa. Além de atrasar a viagem, perder o voo geralmente causa problemas de logística, gera despesas adicionais e compromete planos de negócios ou lazer.
Mas não se preocupe! Com a ajuda da Cadê Meu Voo, você vai conhecer todos os seus direitos em caso de conexão perdida e o que acontece se você perder o voo por causa de uma falha da companhia aérea.
Quando você pega um voo com conexão, significa que você precisa fazer uma parada em um aeroporto intermediário antes de chegar ao seu destino final e, normalmente, aguardar algumas horas entre um voo e outro.
A conexão de voo geralmente é necessária quando não há voos diretos disponíveis entre o aeroporto de origem e o de destino. Também é comum acontecer em trechos de passagens promocionais.
Em qualquer um desses casos, quando acontece um atraso ou cancelamento no início do trecho, você pode perder o voo de conexão, o que compromete toda a logística de deslocamento.
No entanto, se o voo atrasou e você perdeu a conexão, é dever da empresa aérea oferecer assistência material e resolver o problema com agilidade.
Como mencionamos acima, existem algumas motivações para as empresas aéreas criarem trechos com conexão. No entanto, problemas com voo acontecem e você pode perder todo o seu trecho do voo por conta de um atraso ou cancelamento no início dele.
Em geral, a perda de conexões de voo é uma possibilidade real que os passageiros devem estar preparados para enfrentar. Por isso, você precisa saber seus direitos em cada uma dessas situações.
Vem que vamos te explicar:
Em geral, a perda de conexão de voo é uma possibilidade real que os passageiros devem estar preparados para enfrentar.
Por isso, é importante você conseguir identificar as situações que podem causar uma conexão perdida. Veja a seguir quais são as mais comuns:
De acordo com a Anac, os direitos em voos domésticos e internacionais são basicamente os mesmos, pois a legislação se aplica a todos os trechos com embarque, escala e/ou desembarque no Brasil.
Assim, se a companhia aérea atrasou a decolagem e você perdeu uma conexão de voo nos Estados Unidos ou na Europa, por exemplo, seus direitos não mudam.
Confira todas as situações em que a legislação brasileira vale para conexões perdidas:
Voos domésticos no Brasil;
Voos internacionais com início do trecho no Brasil;
Voos internacionais com fim do trecho em um aeroporto brasileiro;
Voos com conexão ou escala em algum aeroporto brasileiro;
Qualquer passagem aérea emitida no Brasil, mesmo que o voo seja no exterior.
Além disso, qualquer passageiro está amparado pela lei brasileira, mesmo que não seja cidadão do nosso país ou que a companhia aérea que opera o voo não tenha sede no Brasil.
Seu voo atrasou e perdeu a conexão? Descubra o que fazer! Aprenda tudo sobre os seus direitos em atrasos de voo:
Se você, como passageiro, cumpriu com a sua parte ao comprar a passagem, a empresa aérea deve fazer a parte dela, certo?! Infelizmente, não é sempre assim!
Por isso, a Anac e as últimas decisões judiciais indicam que, se as companhias aéreas não cumprirem as suas obrigações, o passageiro pode receber uma indenização por conexão perdida.
Mas, para isso acontecer, é necessário que a perda da conexão tenha sido causada por uma falha da companhia aérea, como um atraso significativo no voo anterior.
Portanto, a indenização por atraso de voo e perda de conexão é possível nas seguintes condições:
Você chegou ao seu destino final com 4 horas ou mais de atraso.
A companhia aérea avisou sobre a alteração do voo com menos de 72h de antecedência.
É importante destacar que, independente de ter recebido assistência material, você pode exigir uma indenização se passou pelas situações acima.
Você teve um voo cancelado de última hora ou a companhia aérea atrapalhou sua viagem com um atraso? Então descubra como comprovar uma conexão perdida.